A Dra. Maria Moreno participou num artigo para o Jornal Expresso.

A Dra. Maria Moreno, responsável pela consulta de psiquiatria da Fisiogaspar, participou numa entrevista ao jornal Expresso, onde aborda o tema atual sobre Multitasking.

“A psiquiatra Maria Moreno acompanha vários casos. “No meio profissional há uma valorização cada vez maior da polivalência e do multitasking. Quantas vezes não verificamos a caixa de e-mail enquanto tomamos o pequeno-almoço, ao mesmo tempo que respondemos a uma mensagem do chefe no telemóvel e tentamos esclarecer uma dúvida do colega por videochamada, tudo isto com a televisão ligada no noticiário? As notificações constantes e a informação ou pseudoinformação são disponibilizadas a toda a hora, a um ritmo impossível de acompanhar. Este contexto gera ansiedade e cria menos espaço para a pessoa, para o autocuidado e para a reflexão”, diz.
A ausência de pausas e a intensidade do stresse “aumentam a chance de desenvolver doença”. Se se arrastar no tempo, “são notórias as consequências da ativação neuroendócrina constante”, provocada pela resposta fisiológica do organismo ao stresse, que tantas vezes resulta num estado de exaustão física e mental. “Atingi o limite. Não aguento mais”, dizem-lhe com frequência no consultório. “Saber qual é o momento de parar é crucial. Nunca como hoje foi tão importante aprender a desligar e a dizer ‘não’.”, explica a Dra. Maria Moreno.

É preciso estar atento à saúde mental.

Dra. Maria Moreno | Psiquiatria
6ªF | 15h30 às 19h30 (quinzenalmente)

Para mais informações: (+351) 217 279 000 | fisiogaspar@fisiogaspar.pt