Protocolo de Recuperação pós-COVID-19 da Fisiogaspar

A evidência científica é cada vez mais completa e sabe-se atualmente que as complicações a longo prazo causadas por COVID-19 incluem: patologia musculoesquelética, défices neurológicos, fadiga crónica, alterações cardiorrespiratórias, ansiedade e síndromes depressivos.
Estas complicações, se não forem tratadas, podem levar a reinternamentos, morbilidade crónica e maior necessidade de recursos económicos de saúde.

É necessária uma abordagem multidisciplinar para otimizar o tratamento de doentes numa fase subaguda da infeção por SARS-CoV-2, não apenas em contexto de internamento, mas, após um ano desde o início da pandemia, garantir o acompanhamento em ambulatório.

Na Fisiogaspar estamos a proceder à avaliação e tratamento de doentes pós-infeção por COVID-19, no sentido de otimizar a:
• Função cardiorrespiratória;
• Função motora e do equilíbrio;
• Participação nas atividades de vida diária e atividades profissionais;

O Protocolo de Recuperação pós-COVID-19 da Fisiogaspar está alicerçado em 2 eixos fundamentais:
ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO
Consultas de avaliação para aferir os fatores de risco e as sequelas pós-infeção, onde são discutidos os objetivos de intervenção e o programa de recuperação.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO INTEGRADO
Abordagem multidisciplinar entre Médicos, Fisioterapeutas, Fisiologistas, Psicólogos e Nutricionistas, no sentido de apresentar uma solução única e adaptada à condição de saúde de cada um.

Se o COVID-19 lhe deixou alguma sequela física ou emocional, não hesite em procurar os serviços da FISIOGASPAR. Estamos preparados para o receber.

Para mais informações contacte-nos (+351) 217 279 000 | fisiogaspar@fisiogaspar.pt